Conheça tudo sobre a Cachaça, a bebida Nacional!
Alambique da Cachaça
Imigrantes Bebidas

Mais de 250 rótulos de cachaças diferentes
Combinar cachaça e comida

Grande quantidade de pratos preenche cardápios de restaurantes no Brasil e, ao mesmo tempo, extensas são as cartas de cachaças e catálogos à disposição dos apreciadores da mais brasileira das bebidas.
Diante disso, a gastronomia brasileira vem se adaptando a esta nova fase. “Embora se saiba que não há combinação perfeita ou até mesmo regras fixas, é importante observar as características de uma cachaça e os ingredientes de um prato, para que a comida enalteça a qualidade da bebida – o que deixa o prato mais saboroso.”,
A cachaça ao contrário do que muitos pensam nãos deve ser apreciada somente como aperitivo antes das refeições. “A cachaça, apesar de ter teor alcoólico que varia de 38% a 48%, pode acompanhar todo o curso de uma refeição, desde o aperitivo, passando pelas entradas, primeiro prato, prato principal, sobremesa e, até o digestivo, com cafés ou chás”,
Depois disso, chega-se ao ponto crucial no qual se prepondera o consumo certo da cachaça com o prato propriamente dito. Por exemplo: Um prato mais leve pede uma bebida mais leve, neste caso, uma cachaça mais leve, com baixo teor alcoólico, e, o contrário também é válido: Uma comida mais pesada com uma cachaça mais encorpada e, consequentemente, com teor mais alto.

A afinidade das sensações também deve ser levada em conta, ou seja, os níveis da comida harmonizam com a maciez e doçura da cachaça: comidas condimentadas requerem cachaças aromáticas bem como pratos mais gordurosos exigem cachaças mais ácidas e comidas mais suculentas pedem cachaças adstringentes, com um toque madeirado, por exemplo.


 
Aplicando-se as regras acima descritas, pode-se estabelecer, para o curso de uma refeição completa, a seguinte sequência orientativa:

Aperitivos: Caldinhos, ostras ao limão, canapés de salmão e torresmo frito harmonizam com cachaça branca, leve, ligeiramente ácida e resfriada.

Caipirinha ou batidas de frutas poderão ser servidas nessa fase da refeição.

Entradas: Saladas, vinagrete de frutos do mar, consomes e sopas combinam com cachaças brancas, de médio corpo e com média acidez, levemente resfriadas.

Primeiro prato:Peixe, camarão, lagostas, risotos, bacalhau e aves harmonizam com cachaças brancas mais encorpadas e de baixa acidez, servidas na temperatura ambiente.

Prato principal:Carnes vermelhas, caças de pena, caças de pêlo, assados, caldeiradas, cozido e feijoada combinam com cachaças envelhecidas, aromáticas, tânicas e de corpo leve, servidas na temperatura ambiente.

Sobremesas:Doces, bolos, tortas, sorvetes, salada de frutas, queijos e frutas harmonizam com cachaças envelhecidas, frutadas e de médio corpo, servidas na temperatura ambiente.Digestivos:Café, chás e charutos combinam com cachaças encorpadas, envelhecidas pelo menos três anos em madeira que lhes confere fortes notas de especiarias e riqueza de aromas. Licores de cachaça poderão ser servidos.




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Clã do Whiky
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Adega do Vinho
Absintos.com.br
2527490