Conheça tudo sobre a Cachaça, a bebida Nacional!
Alambique da Cachaça
Imigrantes Bebidas

Mais de 250 rótulos de cachaças diferentes
Ypióca paixão brasileira

A história

 

A YPIÓCA é uma das cachaças mais famosa do Brasil, fundada em 1846 pelo Dario Telles Menezes, um português de visão empresarial privilegiada. Quando jovem desembarcou no Ceará trazendo segredos dos melhores destilados europeus, com pouco dinheiro e um pequeno alambique de cerâmica. Instalou-se na cidade cearense de Maranguape, onde batizou seu engenho de YPIÓCA, que na linguagem tupi-guarani, significa “terra roxa”. A aguardente de cana era produzida em pequena escala e distribuída no mercado consumidor local, abastecendo as adegas da região. Até 1895 quando Dario, filho do fundador, assumiu o comando dos negócios, a caninha era vendida exclusivamente em tonéis especiais chamados ancoretas e distribuída no lombo de pequenos jumentos. Pouco depois a aguardente deixou de ser vendida a granel e passou a ser comercializada em garrafas de 600 ml. Foi sua mulher que criou o tradicional rótulo da marca em 1903, que permanece praticamente inalterado até os dias de hoje.

 

Em 1924 a empresa foi passada de pai pra filho, sem esquecer a necessidade de introdução de constantes inovações no processo de produção e de envasamento do produto, destacando-se, a introdução do engenho de ferro fundido, o engarrafamento em litros com bico dosador, envelhecido em tonéis de madeira, que permitem a estocagem da aguardente por mais de 2 anos, e a embalagem confeccionada em palha de carnaúba.

A marca ficou conhecida pelo slogan “No lar. No bar. Em todo lugar. Ypióca”. Sob a direção de Paulo Talles, a marca conquistou mercado internacional. A YPIÓCA foi a primeira a exportar aguardente de cana no mercado europeu ao levar, em 1968 para Alemanha. Nos anos seguintes a marca seria introduzida em outros mercados internacionais como Espanha, Itália, Estados Unidos, França, Grécia e Japão. Nessa época a empresa produzia 2,5 milhões de litros por ano.

 

 

A marca introduziu novidades no mercado, como por exemplo, em 2001 quando lançou a cachaça orgânica. Em 2006, seguindo a tendência do mercado, lançou as cachaças com sabores de limão e frutas vermelhas. Para comemorar seus 160 anos, o Grupo YPIÓCA lançou no mercado a primeira e única aguardente do mundo que leva malte em sua formulação: a YPIÓCA 160. Após dois anos de pesquisas e R$ 5 milhões de investimento em pesquisa, desenvolvimento e marketing, a bebida chegou ao mercado com sabor de vitória e o slogan “Ypióca 160 - grandes momentos reservados para você”. Desde o início de sua história, a YPIÓCA tem se posicionado como uma aguardente de qualidade superior. Durante muito tempo concorreu com uísques importados, sendo chamada, inclusive, de uísque nacional. Portanto usar o malte em sua formulação e envelhecimento durante seis anos em tonéis de carvalho reforça essa importante característica da marca.

 

 

A YPIÓCA 160 surgiu como uma edição especial e sua embalagem também merecem destaque: a garrafa preta com o número 160 e o rótulo dourado é uma das mais sofisticadas entre todas as cachaças fabricadas no Brasil. Antes mesmo do lançamento no Brasil, a YPIÓCA 160 foi apresentada ao Internacional Cane Spirits Festival and Tasting Competition (ISCF), realizada em 2007 nos EUA, e considerada a “Melhor Cachaça Premium”.

 

O museu

 

Inaugurado em 2000, o Museu da Cachaça, que está localizado na cidade cearense de Maranguape, é instalado em um casarão, onde funcionou a primeira unidade fabril da YPIÓCA, disponibiliza um acervo considerável de mapas, documentos, fotos, filmes, maquinário, equipamentos agrícolas, tonéis de bálsamo, apresentados com recursos audiovisuais e cênicos de última geração, que contam a saga da marca YPIÓCA. 

O Museu da Cachaça é hoje um de referencia da história da aguardente no Brasil. A maior atração do museu é o “maior tonel do mundo”, registrado pelo Guinness World Records, construído de forma tradicional com tábuas de madeira que se encaixa sem cola, todas devidamente presas por cintas de metal. Sua capacidade é de 374 mil litros, equivalente a 31.160 caixas com 12 unidades de 1 litro de cachaça, ou, 7.166 milhões de doses. Aos sábados e domingos, funciona um restaurante com comidas típicas. Você também pode adquirir vários produtos, como por exemplo, a, YPIÓCA 160, barril de madeira em miniatura e o chocolate com cachaça.  Atualmente o museu já recebeu mais de 120 mil visitantes de todas as partes do mundo.

 

 

O marketing

 

O seu posicionamento de marketing é focado em peças regionais. Mas, Em 2008, pela primeira vez em sua história, lançou a “Paixão Brasileira”, uma campanha publicitária nacional, a maior de sua história, cujo objetivo era posicionar seus produtos ao longo do território brasileiro e também dar o devido valor à bebida mais democrática do país. A YPIÓCA já utilizava o slogan “Paixão Brasileira”, e juntou a ele a paixão por futebol, praia e carnaval na mesma campanha, com outra coisa que o brasileiro ama: a cachaça. Além disso, festas com show de samba na China, bar-tonel na Alemanha, “Praia Ypióca” na Grécia ou bar de neve na República Checa, são algumas das ações desenvolvidas pela empresa em parcerias com seus importadores para consolidar a marca em muitos outros países.

 

 

Fonte: mundo das marcas




Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Clã do Whiky
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Bebidaebebidas.com.br
Adega do Vinho
Absintos.com.br
2527485